Então... é tudo questão de foco. Já ministrei aulas para a Fundação Bradesco, o qual é similar ao SENAC, já que o conteúdo é padrão.
Este curso não deve ser encarado como algo que aborde tudo em detalhes. Os cursos são bons, mas tudo depende do aluno.
Como qualquer curso "preparatório", nele, você está lá para abordar assuntos que, teoricamente, já deveria ter estudado anteriormente e ter uma noção, isto é, que você venha com a mínima noção para que seja proveitoso realmente.
O que é normalmente é feito, a instituição entrega a ementa do curso com os dias em que determinado assunto será abordado. O aluno estuda o material na semana anterior a aula e vem preparado para o conteúdo daquele dia. Isso faz com que o curso seja muito mais produtivo, sendo que o tempo é curto.
O instrutor tem, por obrigação, passar o conteúdo, dando todo o embasamento, mas, como eu disse, o tempo é curto. Muitos detalhes são perdidos. Se for ver, é muito pouco para poder abordar tudo. Por isso, cabe ao aluno a estudar bastante, tentar entender o conteúdo antes da aula, então, participar da aula para fixar o conteúdo e levar as dúvidas para sala de aula.
Basicamente, este é o perfil desse tipo de curso.
Como qualquer outro, por mais que seja bom, não pode transferir conhecimento se o aluno não tem vontade.
Normalmente, quem trabalha na área, tem, por obrigação, que saber sobre teoria de redes e como equipamentos e protocolos funcionam. (Estamos muuuuiito longe de saber tudo, mas temos que ter uma base forte). O CCNA, nada mais é do que uma base, mas bem base mesmo.
Pode ser legal fazer o curso, ser estimulante, mas ele não é um divisor de águas. Como disse, TUDO DEPENDE DE VOCÊ.
Se não for pra levar a sério, estudar de verdade (dentro e fora da sala de aula) nem gaste seu dinheiro com o curso.
Tem muitos materiais bons na internet. Se você tiver perfil auto didata e for regrado para estudar sozinho, dedicando um certo tempo pra isso, aí você vai pra frente.
Particularmente, eu gosto de cursos, mas não os faço com frequência, pois tenho acesso a livros e materiais online da própria Cisco, já que a empresa que trabalho é partner. Como eu consigo estudar em casa, acabo por não "gastar" com cursos.
Ah! Fundação Bradesco é legal e de graça. Mas eles possuem regras rígidas com o aluno, já que não podem fazer triagem antes da matrícula para selecioná-los. Por exemplo, se você faltar sem justificativa, dependendo do caso e da quantidade, você é definitivamente reprovado e pode nunca mais ter outra chance de um novo curso com eles. (Nada mais do que justo, né)
Por isso, se fizer qualquer curso, leve a sério e estude por conta também. O curso é apenas um guia inicial. E outra.. não existem muitos cursos mais avançados por aí. Se você for progredir na área, com certeza terá de ser auto didata quase que 100% do tempo (Estudando por conta).
Caramba, pra um sábado de madruga, escrevi demais.
Abraços,