Cusros da Furukawa são para cabeamento.. os mais comuns: FCP Fundamental e FCP Master. Os meus expiraram há alguns meses. É legal, mas apenas por conhecimento, ou se for trabalhar com cabeamento estruturado. Se for suporte de redes, é preferível estudar Cisco ou relacionados.
Sobre o mercado em relação ao suporte de redes:Acredito que o mercado necessite de pessoas qualificadas. Não há muitas pessoas que realmente sabem sobre network.
diferenciais são: Inglês e/ou experiência.
Um diferencial enorme, é o inglês, para grandes empresas, que prestam serviços a clientes internacionais. Com ele, você não fica sem emprego, pois há diversas empresas.
Outra forma, é ter experiência na área.
Eu postei um tópico sobre isso:
https://cisco.forumeiros.com/espaco-aberto-f41/duvidas-sobre-salario-de-profissionais-de-rede-t348.htmSobre certificações:Eu encaro as certificações como um objetivo secundário. Eu as uso para estruturar meus estudos e, consequentemente, faço as provas. Digo que é secundário, pois estudo visando meu dia-a-dia. Eu já trabalho na área e sempre chegam tecnologias e protocolos novos para suportar. Eu tento estururar meus estudos me baseando, por exemplo, no currículo da Cisco, pois sei que eles abordam os assuntos de forma bem estruturada, seguindo um padrão de metodologia, facilitando, e muito, os estudos. Consequentemente, viso a certificação, mas como disse, de forma secundária.
Tem muita gente que tira certificação CCNA, CCNP, etc, sem estudar! Eu vejo várias entrevistas aqui na empresa em que trabalho, muitos que se dizem CCNP não sabem responder perguntas básicas.
Então, certificação, claro que conta, mas hoje tem tantos P4S por aí que não dá pra confiar apenas em quem as possui.
Para um processo seletivo, elas são importantes, pois indicam que você já, ao menos, estudou sobre o assunto, mas tem que se garantir na entrevista técnica, senão, fica feio.
Há empresas que necessitam ter um certo número de certificados para se tornar partner num determinado nível. As vezes esses caras que estudam P4S tem sorte e pega uma dessas.
Eu, particularmente, estudo para me garantir nos troubleshootings. Não há o que pague os gringos se achando os maiorais tentando empurrar problemas. (quem trabalha com gringaiada sabe como é), você conversa tecnicamente com o cara e consegue provar por A+B que está certo. O mesmo percebe que não pode mais chegar botando banca, pois aqui, conquistamos nosso respeito. Dependendo da situação, viramos até ponto de referência.
Por isso, não dê tiro no pé! Estude, faça as certificações, mas se garanta.
Sobre Faculdades:Na grande parte das empresas, curso superior, ou cursando, é exigido. Em empresas que tem planos de carreira, isso é mais do que importante, não porque o curso te ensinará a trabalhar, mas porque eles querem hehe... é uma loucura.
Curso superior, hoje está mudando um pouco, mas ele não prepara você para o mercado.
Se você sabe o que quer, tente ser mais específico, como por exemplo, um curso superior de redes. Eu vejo cada professor que dá dó. Mas, apesar disso, existiem muitos profissionais bons e com larga vivência no mercado dando aula.
Tem empresas que definem bandas salariais. Para salários maiores, só com curso superior.
Em suma: é mais para currículo e crescimento na empresa. Dependendo do cargo/salário, só com nível superior.
Cursos extras:Tudo depende de seu foco e disponibilidade.
Eu gosto muito de cursos, mas particularmente, não frequento cursos. Prefiro estudar por conta e tirar dúvidas com meus colegas de trabalho. Para tanto, tenho que se disciplinado e gostar de estudar sozinho.
Se você não se concentra, não tem ânimo de estudar por conta, etc... aconselho cursos específicos, mas fique esperto, pois tem muito picareta no mercado. Procure cursos de referência, com bom histórico de aceitação. As vezes, tem empresas que fazem pesquisas para mostrar que seus alunos conseguem entrar no mercado.
Mas lembre-se, o sucesso depende de você também. Tem muita gente que fez curso aqui, dado pela empresa, que não sabem coisas básicas até hoje. O porquê disso? Porque essas pessoas não tiveram vontade.
Se tem vontate, faça, senão, é jogar dinheiro fora.
Em suma:Mercado tem, basta se preparar. Tem muitos materiais na internet.
Diferenciais: Certificação, desde que vc se garanta. Inglês!
Crescimento na empresa: Curso superior, certificados e ownership
Abraços e boa sorte!