Não costumo fazer isso, de dar respostas rápidas e imprecisas, mas estou sem tempo. Aí vai minha contribuição.
Quando temos um flow, temos que pensar que temos a ida e a volta!!!
Tem que analisar como o tráfego se compo
Primeiro: O valor que você coloca na rota estática, logo após a rota, é a distância administrativa.
Basicamente, ela só vai ser utilizada para comparar com outras rotas no próprio roteador (se vc tem uma rota com AD 1 (padrão) e outra com 254, a 254 só vai ser usada quando a com AD 1 estiver inativa. Isso se chama floating route.
Você aplicou isso em dois diferentes routers, o qual não vai ter efeito algum, já que eles não interagem entre si.
Como resolveria:
HSRP ou VRRP configurado na interface LAN dos roteadores conectados ao switch.
Defina o gateway dos hosts sendo o IP virtual do HSRP.
Defina o principal com um priority maior.
Faça tracking da interface WAN do roteador principal.
Quando ocorrer uma falha na interface LAN, se o roteador principal cair ou se a interface WAN do router principal cair, a conexão é comutada para o roteador secundário.
Visualizo outras possibilidades melhores, como rodar protocolo dinâmico, já que, dependendo da situação, se cair uma das interfaces, com rota estática,pode-se ter o pacote enviado para um next hop que não conheça a rede.
Exemplo:
Imagine que a interface LAN do seu router principal está down.
O router secundário assume do ponto de vista da LAN
Um usuário da LAN envia um request para um destino remoto.
O pacote chega no destino
Destino envia a resposta
Roteador recebe o pacote, analisa a tabela de roteamento e acha uma rota estática apontando para o roteador primário, que possui a interface LAN down.
Roteador primario recebe, mas como ele está com sua interface LAN down, não terá rota em sua tabela de roteamento para o endereço de origem. Portanto, ele dropará o pacote.
(Lembre-se: Ida e Volta!!!. No exemplo acima, a ida foi com sucesso, mas o retorno deu problema)
Como disse, não expliquei muito bem, pois estou sem tempo esses dias. Apenas bati o olho e já visualizei alguns problemas em seu ambiente.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços