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| [b][u]Serial Up e protocol Down, alguém pode me audar?[/u][/ | |
| | Autor | Mensagem |
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ValtinhoSEP
Número de Mensagens : 2 Idade : 39 Localização : São Paulo Reputação : 0 Pontos : 7 Data de inscrição : 05/10/2010
| Assunto: [b][u]Serial Up e protocol Down, alguém pode me audar?[/u][/ Ter Out 05, 2010 10:34 pm | |
| Galera boa noite, sou novo no assunto e no fórum e queria alguma ajuda, mais para a frente pretendo tirar a certificação e comecei a trabalhar com roteadores há uma semana.
Percebi que no meu serviço existem muitos casos de serial up e protocol Down, sempre peço para o cara de tx olhar cabeamento e ficar trocando as conexões de cabeamento, porém sempre demora a resolver(nunca resolvo) e acabam passando para outro cara.
Queria saber se alguém tem um troubleshooting desse caso para me ajudar.
Muito obrigado e boa noite. | |
| | | alexandre.toledo
Número de Mensagens : 20 Idade : 39 Localização : Sorocaba - SP Reputação : 3 Pontos : 27 Data de inscrição : 17/09/2010
| Assunto: Serial Up e protocol Down Qua Out 06, 2010 2:58 pm | |
| Protocolo fica Down quando vc configura protocolos diferentes no router local e remoto por ex: ppp no router local e hdlc no remoto. Ou tambem quando a interface do router esta como DCE e o clock rate nao esta configurado.
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| | | ValtinhoSEP
Número de Mensagens : 2 Idade : 39 Localização : São Paulo Reputação : 0 Pontos : 7 Data de inscrição : 05/10/2010
| Assunto: Re: [b][u]Serial Up e protocol Down, alguém pode me audar?[/u][/ Qua Out 06, 2010 5:52 pm | |
| Muito Obrigado Alexandr, mas poderia me explicar mais fisicamente, olha aqui abbaixo, peguei 2 routerscom o caso citado acima, poderia dizer aonde vejo e como mudo, por favor?
SAO PAULO #sh int s2/0 Serial2/0 is up, line protocol is down Hardware is M4T Description: RIBEIRÃO S1/1 Internet address is 10.18.1.189/30 MTU 1500 bytes, BW 2048 Kbit, DLY 20000 usec, reliability 255/255, txload 1/255, rxload 1/255 Encapsulation FRAME-RELAY, crc 16, loopback not set Keepalive set (10 sec) Restart-Delay is 0 secs LMI enq sent 3035, LMI stat recvd 0, LMI upd recvd 0, DTE LMI down LMI enq recvd 0, LMI stat sent 0, LMI upd sent 0 LMI DLCI 1023 LMI type is CISCO frame relay DTE FR SVC disabled, LAPF state down Broadcast queue 0/64, broadcasts sent/dropped 0/0, interface broadcasts 0 Last input never, output 00:00:08, output hang never Last clearing of "show interface" counters 08:25:58 Input queue: 0/75/0/0 (size/max/drops/flushes); Total output drops: 0 Queueing strategy: weighted fair Output queue: 0/1000/64/0 (size/max total/threshold/drops) Conversations 0/1/256 (active/max active/max total) Reserved Conversations 0/0 (allocated/max allocated) Available Bandwidth 1536 kilobits/sec 5 minute input rate 0 bits/sec, 0 packets/sec 5 minute output rate 0 bits/sec, 0 packets/sec 0 packets input, 0 bytes, 0 no buffer Received 0 broadcasts, 0 runts, 0 giants, 0 throttles 0 input errors, 0 CRC, 0 frame, 0 overrun, 0 ignored, 0 abort 4555 packets output, 59721 bytes, 0 underruns 0 output errors, 0 collisions, 0 interface resets 0 output buffer failures, 0 output buffers swapped out 0 carrier transitions DCD=up DSR=up DTR=up RTS=up CTS=up
RIBEIRAO#sh int s1/1 Serial1/1 is up, line protocol is down Hardware is M4T Description: SAO PAULO S2/0 Internet address is 10.18.1.190/30 MTU 1500 bytes, BW 2048 Kbit, DLY 20000 usec, reliability 255/255, txload 1/255, rxload 1/255 Encapsulation FRAME-RELAY, crc 16, loopback not set Keepalive set (10 sec) Restart-Delay is 0 secs LMI enq sent 320345, LMI stat recvd 0, LMI upd recvd 0, DTE LMI down LMI enq recvd 0, LMI stat sent 0, LMI upd sent 0 LMI DLCI 1023 LMI type is CISCO frame relay DTE FR SVC disabled, LAPF state down Broadcast queue 0/64, broadcasts sent/dropped 309793/0, interface broadcasts 295636 Last input 4w6d, output 00:00:01, output hang never Last clearing of "show interface" counters 5w2d Input queue: 0/75/0/0 (size/max/drops/flushes); Total output drops: 0 Queueing strategy: weighted fair Output queue: 0/1000/64/0 (size/max total/threshold/drops) Conversations 0/1/256 (active/max active/max total) Reserved Conversations 0/0 (allocated/max allocated) Available Bandwidth 1536 kilobits/sec 5 minute input rate 0 bits/sec, 0 packets/sec 5 minute output rate 0 bits/sec, 0 packets/sec 1 packets input, 1505 bytes, 0 no buffer Received 0 broadcasts, 0 runts, 0 giants, 0 throttles 0 input errors, 0 CRC, 0 frame, 0 overrun, 0 ignored, 0 abort 662753 packets output, 303969926 bytes, 0 underruns 0 output errors, 0 collisions, 1 interface resets 0 output buffer failures, 0 output buffers swapped out 7 carrier transitions DCD=up DSR=up DTR=up RTS=up CTS=up
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| | | alexandre.toledo
Número de Mensagens : 20 Idade : 39 Localização : Sorocaba - SP Reputação : 3 Pontos : 27 Data de inscrição : 17/09/2010
| Assunto: Re: [b][u]Serial Up e protocol Down, alguém pode me audar?[/u][/ Qua Out 06, 2010 6:14 pm | |
| Essa linha mostra o tipo de protocolo (no seu caso FRAME RELAY)
Encapsulation FRAME-RELAY, crc 16, loopback not set
Como vc esta utilizando frame-relay é necessario saber com a operadora o tipo de LMI configurado na rede deles. No seu caso ta configurado como LMI CISCO ( LMI DLCI 1023 LMI type is CISCO frame relay DTE)
Mas no seu caso vc falou que o problema e intermitente ne?!? provavelmente nao seja probelma de configuracao entao...
As vezes o problema pode estar na operadora tbm.....quando os links estiverem UP sempre verifique se existe erros na interface.....é o mesmo comando que vc deu so que verique essas linhas...
Received 0 broadcasts, 0 runts, 0 giants, 0 throttles 0 input errors, 0 CRC, 0 frame, 0 overrun, 0 ignored, 0 abort 662753 packets output, 303969926 bytes, 0 underruns 0 output errors, 0 collisions, 1 interface resets 0 output buffer failures, 0 output buffers swapped out
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| | | ronaldobf Specialist
Número de Mensagens : 189 Idade : 43 Localização : São Paulo-SP Reputação : 25 Pontos : 202 Data de inscrição : 16/06/2008
| Assunto: Re: [b][u]Serial Up e protocol Down, alguém pode me audar?[/u][/ Sáb Out 09, 2010 4:12 am | |
| poderia ser diversas coisas...
Primeiramente, mesmo que line esteja up, ainda pode ser um problema físico.
Pensando de forma lógica, o troubleshooting deve sempre começar nas camadas inferiores, principalmente em se tratando de circuito, onde a maioria dos problemas, de fato é relacionado a camada 1.
Nós temos um ponto a ponto, lgo, se o PVC fica down, ambos os lados ficam down.
A extrutura é mais ou menos essa:
CE---ECSU---SM------LTELCO-----NUVEM-------LTELCO-----SM-------CE
CE = customer edge, isto é, seu roteador ECSU = external CSU. Caso seu roteador não tenha o csu interno, existe um csu externo pra prover clock. SM = smartjack ou demarc ou pop, etc... é o ponto em que demarca o início do lado da telco é um ponto de teste também. LTELCO é a local telco, isto é a operadora (telefonica, embratel, at&t, etc).
O que o provedor faz quando vocêw abre um chamado, primeiramente, vai fazer um teste de loop da nuvem em direção ao CSU. Caso falhar, ele faz um teste no smartjack. Se o teste do smartjack estiver OK, telco dirá que o problema é no seu lado (entre o smartjack e o CSU - podendo seu o cabeamento ou config no router, por exemplo). Se falhar o loop do smartjack, o problem está isolado na telco.
Isso nem sempre é verdade, pois um teste no smartjack (loop), não testa a interface de entrada e saida do lado do customer. Para validar totalmente, só loopando o smartjack fisicamente, com um loopback plug colocado na interface do smartjack.
Tentarei nào ser estenso, pois é um assunto vasto...
Eu recomendo os seguintes passos:
Primeiro, de cara, abra um chamado com a operadora. Deixe ela investigar o PVC e fazer os testes de loop dela (lembrando que, muitas vezes, eles testam apenas loop em camada 1. Se não detectarem problema em camada 1, muitas vezes eles dizem que o link está bom. Tenha certeza de que eles também chequem a camada 2 (o PVC).
Se você utiliza um CSU interno, para checar problemas de camada 1, use o comando service-module
exemplo: show service-module se1/0
Se for um T1, E1, utilizr show controllers T1 1/0 ou E1 1/0 onde o 1/0 é equivalente a sua interface.
Se você utiliza um CSU externo, utilize o comando show controllers se1/0
dependendo do output, você terá intervalos de 15 em 15 minutos, os quais conterá diversos contadores.
Basicamente:
hardware: VWIC Show controllers T1 0/0
Router# show controllers t1 T1 4/1 is up. No alarms detected. Framing is ESF, Line Code is AMI, Clock Source is line Data in current interval (0 seconds elapsed): 0 Line Code Violations, 0 Path Code Violations 0 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 0 Line Err Secs, 0 Degraded Mins 0 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 0 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs Total Data (last 79 15 minute intervals): 0 Line Code Violations, 0 Path Code Violations, 0 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 0 Line Err Secs, 0 Degraded Mins, 0 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 0 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs
No caso acima, estou exibindo apenas o primeiro intervalo, mas no router, você poderá ver os ultimos 96 intervalos de 15 minutos casa, isto é um resumo detalhado das ultimas 24 horas. Acredito que seu caso não seja desse comando, pois você não está com uma T1/E1. Mas fica ai!
hardware: WIC Show service-module s0/0
Tipos de erros:
LOS - Loss of Signall Significa que o line perdeu sinal. Como se não existisse pulso elétrico, isto é, completamente down. Neste caso, você teria o link down/down. Isso acontece quando a interface não recebe voltageml por um período de 100 bits.
LOF - loss of frame Recebe voltagem, mas indica que não foi detectado um frame mais de 2 segundos.
OOF - out of frame Recebe voltagem, mas indica que não foi detectado um frame num período inferior a 2 segundos.
Temos também os conceitos de Red alarm, Blue alarm e Yellow alarm
Red alarm ocorre quando o problema é no próprio device, que pode ser ocasionado por LOS ou LOF.
Yellow alarm é quando o device diretamente conectado ao aparelho com problema percebeu um problema e envia o yellow alarm de volta para o equipamento com problema. Também, se o equipamento com problema conseguir, ele envia o yellow para o equipamento conectado a ele para indicar o problema.
Blue alarm é quando o device envia uma notificação de problemas no sentido oposto ao problema
exemplo:
CE-----CSUEXTERNO-----SM---TELCO
Se tivermos um problema no CSU vindo da telco (Rx do CSU, isto é, trafego vindo da telco em direção ao CSU), o CSU terá um RED alarm no Rx. Enviará um Yellow alarm pelo Tx em sentido a telco e também enviará o blue alarm em sentido ao CE. O Blue alarm é conhecido também como AIS (Cisco mostra o log como AIS).
Como disse, é muito estenso hehehe...
Vamos para a prática.
Se camada 1 não funciona, camadas acimas não funcionarão bem. Comece o troubleshooting pela camada 1.
- Cheque por logs. Veja se existem indicações de problemas pelo log (sh log) - Cheque controllers para ver se tem erros de camada 1 (processo descrito acima) - Cheque erros na interface (sh int). Muitas vezes, erros são detectados em camada 1, mas não notado em camada 2, quando forem intermintentes. - Cheque o frame-relay (sh frame-relay pvc / sh frame-relay lmi / sh frame-relay int)
Trabalhe com a telco... exija, de forma clara, o que ela vê. Quais foram os testes que eles fizeram.
Se você validou seu lado, incluindo cabeamento e a telco insistir que o problema não é dela, peça para eles refazerem o PVC. Eles não gostam muito disso hehehe...
Por fim, se a telco disse que o problema não é dela, faça um teste de loop por você mesmo e veja se detecta erros. Você pode logar no equipamento e loopar sua própria WIC, com encapsulamento HDLC, vc pode pingar com vários patterns sua propria interface, testando line code, framing, etc. Tem várias maneiras de loopar.
De qualquer maneira, a telco só vai poder falar que não é problema dela (de camada 1), se realmente ela for no site e loopar fisicamente o smartjack.
O site da cisco tem muita documentação e pode ajudar com os outputs... www.cisco.com e coloque no campo de busca o que quiser, se estiver em duvida sobre algum comando, etc.. lá explica passo a passo cada comando, cada campo.
Vai colocando ai o progesso que vamos ajudando no que der... Escrevi muito e nada muito específico!!! | |
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