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 Cisco CallManager

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Vinex



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MensagemAssunto: Cisco CallManager   Qui Maio 27, 2010 10:32 am

Boa dia pessoal.

Não entendo muito sobre o Cisco CallManager. Estou com um projeto onde vou precisar ler os dados das chamadas: ramal, numero discado, data, duracao...
Porém não sei como obter esses dados do CallManager, e outra coisa, é gostaria de saber como é feito o bloqueio de ramais.

Desde já, muito obrigado Gente!!
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fernandocorinthiano



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MensagemAssunto: Re: Cisco CallManager   Seg Jun 21, 2010 1:45 pm

Boa tarde a todos,
também estou enfrentando o mesmo problema, preciso obter algumas informações e não sei qual tabela ou como o call manager joga as informações

Att

Vinex escreveu:
Boa dia pessoal.

Não entendo muito sobre o Cisco CallManager. Estou com um projeto onde vou precisar ler os dados das chamadas: ramal, numero discado, data, duracao...
Porém não sei como obter esses dados do CallManager, e outra coisa, é gostaria de saber como é feito o bloqueio de ramais.

Desde já, muito obrigado Gente!!
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fernandocorinthiano



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MensagemAssunto: Re: Cisco CallManager   Ter Jun 22, 2010 12:48 pm

Boa tarde a todos....
acredito que encontrei as informações, segue um link de guia de programação da cisco caso alguem mais precise!

http://www.cisco.com/en/US/products/sw/voicesw/ps556/products_programming_reference_guides_list.html


abraços

fernandocorinthiano escreveu:
Boa tarde a todos,
também estou enfrentando o mesmo problema, preciso obter algumas informações e não sei qual tabela ou como o call manager joga as informações

Att

Vinex escreveu:
Boa dia pessoal.

Não entendo muito sobre o Cisco CallManager. Estou com um projeto onde vou precisar ler os dados das chamadas: ramal, numero discado, data, duracao...
Porém não sei como obter esses dados do CallManager, e outra coisa, é gostaria de saber como é feito o bloqueio de ramais.

Desde já, muito obrigado Gente!!
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Reynaldo



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MensagemAssunto: Re: Cisco CallManager   Sex Jul 16, 2010 3:58 pm

Essas informações vc pega em tarifadores
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juniou
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MensagemAssunto: Re: Cisco CallManager   Seg Out 18, 2010 11:08 am

Vinex, primeiro voce tem que saber qual versão do callmanager vai usar. Se é a express (direto na IOS do roteador) ou se é cucm 4.x ou superior, que roda em um servidor dedicado, vou tentar lhe passar o "bisu" dos dois cenários:

Cenário 1:
CME (roteador) -> voce tem que habilitar o CDR (gravação de bilhetes) na IOS. No site da cisco voce acha os detalhes e poderá procurar por (cme cdr accounting).

Cenário 2:
Callmanager (servidor MCSxx) + Servidor FTP -> muito simples de habilitar se comprarado como o CDR do callmanager express. Já usei com a versão CUCM 5.1 e voce só precisa ir na administração web na seção -> Cisco Unified CallManager Serviceability -> Tools -> Billing Application Server Parameters e configurar um servidor FTP ou SFTP para enviar os bilhetes para ele.

o bilhete com todos os detalhes da chamada é gravado no seu servidor FTP ou SFTP em formato texto. Voce poderá desenvolver uma aplicação que "leia" estes arquivos e alimente uma base de dados para consultas.

já tive a oportunidade de trabalhar com um projeto de tarifador para cisco e é bem simples de fazer.

Ex: no de arquivo gerado pelo callmanager:
cdr_StandAloneCluster_01_200912171942_13677

Ex: conteudo de um bilhete (trecho...)

(129),INTEGER,INTEGER,INTEGER,INTEGER,INTEGER,INTEGER,INTEGER,VARCHAR(50),INTEGER,VARCHAR(2048),VARCHAR(50),INTEGER,VARCHAR(32),INTEGER,INTEGER,INTEGER
1,1,32248,27874085,1261078932,1,0,219457728,"8505","",0,16,4,219457728,27886,4,20,0,0,0,0,0,0,"0","0",27874086,1,0,3536456,"8500","8500","",0,0,4,367456,19652,4,20,0,0,0,0,0,0,"0","0",1261078937,1261078946,"8500","7788cb1a-94b3-4186-ba76-ecf531a496c2","BAMO_INT_01_PT","BAMO_INT_01_PT","BAMO_INT_01_PT","BAMO_INT_01_PT",9,"SEP001FCA328A5","SEP0021503EBB",12,0,0,0,0,0,0,"StandAloneCluster",0,"","",0,"",3,3,0

Att; Jr.
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brangel
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MensagemAssunto: Re: Cisco CallManager   Qua Out 27, 2010 9:19 pm

Juniou
Boa Definição meu caro!!
Vc sabe me dizer na amostra do CDR que vc passou ai onde são os campos de data,hora,identicação da chamada etc.

Se vc tiver alguma doc com essa informação compartilha ai.
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juniou
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MensagemAssunto: Re: Cisco CallManager   Qui Out 28, 2010 8:52 am

Fala brangel, os campos 'chave' que vc vai usar são estes:

duration (duração da chamada)
callingPartyNumber (ramal de quem ligou)
originalCalledPartyNumber (numero discado)
dateTimeConnect (data e hora de conexão)
dateTimeDisconnect data e hora desconexão)

Lembrando que existe uma diferença em segundos do tempo de conexão da chamada e o tempo total da chamada.

Segue abaixo um script para criar a tabela em MySQL.
Também tenho os fontes em delphi de um coletor IP que eu fiz, se quiser podemos trocar mais info a respeito.


CREATE TABLE IF NOT EXISTS `tarip_cdr_cucm5` (
`id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
`cdrRecordType` int DEFAULT NULL,
`globalCallID_callManagerId` int DEFAULT NULL,
`globalCallID_callId` int DEFAULT NULL,
`origLegCallIdentifier` int DEFAULT NULL,
`dateTimeOrigination` int DEFAULT NULL,
`origNodeId` int DEFAULT NULL,
`origSpan` int DEFAULT NULL,
`origIpAddr` int DEFAULT NULL,
`callingPartyNumber` varchar(50) DEFAULT NULL,
`callingPartyUnicodeLoginUserID` varchar(50) DEFAULT NULL,
`origCause_location` int DEFAULT NULL,
`origCause_value` int DEFAULT NULL,
`origPrecedenceLevel` int DEFAULT NULL,
`origMediaTransportAddress_IP` int DEFAULT NULL,
`origMediaTransportAddress_Port` int DEFAULT NULL,
`origMediaCap_payloadCapability` int DEFAULT NULL,
`origMediaCap_maxFramesPerPacket` int DEFAULT NULL,
`origMediaCap_g723BitRate` int DEFAULT NULL,
`origVideoCap_Codec` int DEFAULT NULL,
`origVideoCap_Bandwidth` int DEFAULT NULL,
`origVideoCap_Resolution` int DEFAULT NULL,
`origVideoTransportAddress_IP` int DEFAULT NULL,
`origVideoTransportAddress_Port` int DEFAULT NULL,
`origRSVPAudioStat` varchar(64) DEFAULT NULL,
`origRSVPVideoStat` varchar(64) DEFAULT NULL,
`destLegIdentifier` int DEFAULT NULL,
`destNodeId` int DEFAULT NULL,
`destSpan` int DEFAULT NULL,
`destIpAddr` int DEFAULT NULL,
`originalCalledPartyNumber` varchar(50) DEFAULT NULL,
`finalCalledPartyNumber` varchar(50) DEFAULT NULL,
`finalCalledPartyUnicodeLoginUserID` varchar(50) DEFAULT NULL,
`destCause_location` int DEFAULT NULL,
`destCause_value` int DEFAULT NULL,
`destPrecedenceLevel` int DEFAULT NULL,
`destMediaTransportAddress_IP` int DEFAULT NULL,
`destMediaTransportAddress_Port` int DEFAULT NULL,
`destMediaCap_payloadCapability` int DEFAULT NULL,
`destMediaCap_maxFramesPerPacket` int DEFAULT NULL,
`destMediaCap_g723BitRate` int DEFAULT NULL,
`destVideoCap_Codec` int DEFAULT NULL,
`destVideoCap_Bandwidth` int DEFAULT NULL,
`destVideoCap_Resolution` int DEFAULT NULL,
`destVideoTransportAddress_IP` int DEFAULT NULL,
`destVideoTransportAddress_Port` int DEFAULT NULL,
`destRSVPAudioStat` varchar(64) DEFAULT NULL,
`destRSVPVideoStat` varchar(64) DEFAULT NULL,
`dateTimeConnect` int DEFAULT NULL,
`dateTimeDisconnect` int DEFAULT NULL,
`lastRedirectDn` varchar(50) DEFAULT NULL,
`pkid` varchar DEFAULT NULL,
`originalCalledPartyNumberPartition` varchar(50) DEFAULT NULL,
`callingPartyNumberPartition` varchar(50) DEFAULT NULL,
`finalCalledPartyNumberPartition` varchar(50) DEFAULT NULL,
`lastRedirectDnPartition` varchar(50) DEFAULT NULL,
`duration` int DEFAULT NULL,
`origDeviceName` varchar(129) DEFAULT NULL,
`destDeviceName` varchar(129) DEFAULT NULL,
`origCallTerminationOnBehalfOf` int DEFAULT NULL,
`destCallTerminationOnBehalfOf` int DEFAULT NULL,
`origCalledPartyRedirectOnBehalfOf` int DEFAULT NULL,
`lastRedirectRedirectOnBehalfOf` int DEFAULT NULL,
`origCalledPartyRedirectReason` int DEFAULT NULL,
`glastRedirectRedirectReason` int DEFAULT NULL,
`destConversationId` int DEFAULT NULL,
`globalCallId_ClusterID` varchar(50) DEFAULT NULL,
`joinOnBehalfOf` int DEFAULT NULL,
`comment` varchar(2048) DEFAULT NULL,
`authCodeDescription` varchar(50) DEFAULT NULL,
`authorizationLevel` int DEFAULT NULL,
`clientMatterCode` varchar(32) DEFAULT NULL,
`origDTMFMethod` int DEFAULT NULL,
`destDTMFMethod` int DEFAULT NULL,
`callSecuredStatus` int DEFAULT NULL,
`globalCallID_callManagerId` int DEFAULT NULL,
`globalCallID_callManagerId` int DEFAULT NULL,
`globalCallID_callManagerId` int DEFAULT NULL,

PRIMARY KEY (`id`)
)

Att;
j u n i o u
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limark matos



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MensagemAssunto: Re: Cisco CallManager   Sex Nov 12, 2010 12:23 pm

junio mp para vc...
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MensagemAssunto: Re: Cisco CallManager   Sex Nov 12, 2010 1:21 pm

Blza, respondi lá via MP, porém vou colocar aqui p/ galera acompanhar ..

Olá limark tudo beleza..

seguinte, no caso da Cisco, ela usa como referencia o UNIX_TIMESTAMP, ou seja esse numero gigantesto no campo data e hora, na verdade, corresponde o tempo decorrido desde 01/01/1970 até o momento em que o bilhete foi gravado. =) Coisa de nerd ...? porém é assim que o bilhete faz referência a data e hora.

Voce pode dar uma pesquisada http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_Unix em vários links para entender melhor.

Abraço.

OBS: no caso eu usei com delphi nas consultas do MySQL tem uma função que já faz essa conversão direto na Query.

T+
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MensagemAssunto: Re: Cisco CallManager   Hoje à(s) 3:35 pm

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