Boa noite, estou estudando o CCNA, porém estou no módulo 1 ainda, e tenho um probleminha que preciso resolver.
Estou reestruturando uma rede de um escritório que está da seguinte forma:
PROBLEMA:
A rede atualmente do escritório utiliza a clase A IP 10.1.1.1, e também utilizam um proxy (squid) que é a unica saída para a internet, a rede tem 80 pc's ao total, a rede toda é interligada por switch muito cascateio, eu não sei dizer a quantidade exata de switch mas aproximadamente uns 12 pra mais, (sem contar com os Hubs) como são duas cadas CASA1 e CASA2 e no meio dessas duas casas existe outra, passa uma fibra ótica da CASA1 onde tem todos os servidores e equipamentos a outra CASA2 e na ponta tem um conversor de mídia que é conectado no switch essa casa (CS2) tem 35 pc's sendo dois switch d-link cascateados de 24PT cada, eles tem muitos problemas com lentidão pois as vezes a conexão sai por um link e volta por outro, são 3 links 2mb gvt dedicado, 4mb dedicado algar, 15mb gvt.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO MINHA:
Utilizar a classe de IP C, fazendo da seguinte forma:
CASA1
192.168.101.0/26 REDE
CASA2 2
192.168.101.64/26 REDE
Utilizaria um roteador cisco (2811 talvez) para ligar uma na outra.
Não utilizaria mais o squid.
eu fiz o projeto no packet tracert configurei todo o roteador com os comandos basicos de banner, ip, router rip, version 2, no auto-sumary, senhas, a rede se comunicou consegui pingar todos os hosts, eu sei que não é dificil mas não lembro,
1 - Qual o comando para que uma rede saia e entre por um mesmo link?
2 - Tem como ser feito uma redundancia caso caia um link o outro suba automaticamente?
3 - Existe no roteador algum tipo de bloqueio de sites? bloquear orkut, msn essas coisas.
4 - Como poderia gerar um relatório dos sites acessados?
5 - Vocês que entendem ficaria melhor a rede feito dessa maneira?
me desculpem por essas perguntas sem noção mas é que sou novato e preciso de uma ajuda!
at.
Binho