Forum Cisco-BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum Cisco-BR

Simulados, simuladores, apostilas, forum brasileiro

InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar  
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada
Últimos assuntos
» SWITCH CATALYST 2950
Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeQua Nov 04, 2020 9:27 pm por ismaelmaldinni

» Controle de banda
Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeQua Fev 28, 2018 11:13 am por leandro1977

» Cisco Aironet 2700 Series
Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeQui Out 26, 2017 9:08 pm por leandro1977

» Preparatório CCNA R&S
Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeTer Abr 05, 2016 2:10 pm por Sávio Augusto

» Problema roteamento
Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeTer Mar 22, 2016 5:51 pm por joaormv

» Avaliação do curso de suporte a redes do SENAI
Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeTer Mar 22, 2016 4:55 pm por joaormv

» Relatório syslog
Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeTer Mar 22, 2016 4:51 pm por joaormv

» DDNS NO-IP CISCO 1905
Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeSex Mar 11, 2016 10:23 pm por diegofrancaa

» Air Point Cisco 1041 ACESSAR
Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeSex Mar 11, 2016 10:08 pm por diegofrancaa

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Fórum
Parceiros

Roteadores Cisco - Solução

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
NHOBI

Número de Mensagens : 2
Reputação : 0
Pontos : 4

Roteadores Cisco - Solução Empty
MensagemAssunto: Roteadores Cisco - Solução   Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeQua Jan 26, 2011 8:05 pm

Boa noite, estou estudando o CCNA, porém estou no módulo 1 ainda, e tenho um probleminha que preciso resolver.
Estou reestruturando uma rede de um escritório que está da seguinte forma:

PROBLEMA:

A rede atualmente do escritório utiliza a clase A IP 10.1.1.1, e também utilizam um proxy (squid) que é a unica saída para a internet, a rede tem 80 pc's ao total, a rede toda é interligada por switch muito cascateio, eu não sei dizer a quantidade exata de switch mas aproximadamente uns 12 pra mais, (sem contar com os Hubs) como são duas cadas CASA1 e CASA2 e no meio dessas duas casas existe outra, passa uma fibra ótica da CASA1 onde tem todos os servidores e equipamentos a outra CASA2 e na ponta tem um conversor de mídia que é conectado no switch essa casa (CS2) tem 35 pc's sendo dois switch d-link cascateados de 24PT cada, eles tem muitos problemas com lentidão pois as vezes a conexão sai por um link e volta por outro, são 3 links 2mb gvt dedicado, 4mb dedicado algar, 15mb gvt.

PROPOSTA DE SOLUÇÃO MINHA:

Utilizar a classe de IP C, fazendo da seguinte forma:

CASA1

192.168.101.0/26 REDE

CASA2 2

192.168.101.64/26 REDE

Utilizaria um roteador cisco (2811 talvez) para ligar uma na outra.
Não utilizaria mais o squid.

eu fiz o projeto no packet tracert configurei todo o roteador com os comandos basicos de banner, ip, router rip, version 2, no auto-sumary, senhas, a rede se comunicou consegui pingar todos os hosts, eu sei que não é dificil mas não lembro,

1 - Qual o comando para que uma rede saia e entre por um mesmo link?
2 - Tem como ser feito uma redundancia caso caia um link o outro suba automaticamente?
3 - Existe no roteador algum tipo de bloqueio de sites? bloquear orkut, msn essas coisas.
4 - Como poderia gerar um relatório dos sites acessados?
5 - Vocês que entendem ficaria melhor a rede feito dessa maneira?

me desculpem por essas perguntas sem noção mas é que sou novato e preciso de uma ajuda!

at.
Binho
Ir para o topo Ir para baixo
andreirapuru
Associate
andreirapuru

Número de Mensagens : 54
Reputação : 13
Pontos : 67

MensagemAssunto: Topologia   Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 8:44 am

Não entendi muito bem, vc poderia colocar a topologia?

1 - Qual o comando para que uma rede saia e entre por um mesmo link?
Da para especificar o link com PBR. Por exemplo, daria pra você dizer que a rede um 1 sai pelo link 1, e a rede 2 sai pelo link 2. Ou http sai pelo link 1, smtp sai pelo link dois.

2 - Tem como ser feito uma redundancia caso caia um link o outro suba automaticamente?
Ainda com PBR e rotas flutuantes você pode ter redundancia.

3 - Existe no roteador algum tipo de bloqueio de sites? bloquear orkut, msn essas coisas.
Se for um IOS Security você pode fazer black/white list. Não é muito simples e pode sobrecarregar o roteador.
http://wiki.nil.com/Local_Content_Filtering_in_Cisco_IOS

Também é possível comprar um licença da Trend, e ai sim ter um filtro de conteúdo um pouco melhor.

4 - Como poderia gerar um relatório dos sites acessados?
Ai só com um software de content filter mesmo... com o IOS não vai rolar.
Com a licença da Trend pode ser que tenha alguns relatórios

5 - Vocês que entendem ficaria melhor a rede feito dessa maneira?
Ainda não entendi muito bem o desenho da rede...
http://www.brainwork.bom.br/blog
NHOBI

Número de Mensagens : 2
Pontos : 4

MensagemAssunto: Re: Roteadores Cisco - Solução   Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeQui Jan 27, 2011 10:45 pm

andreirapuru obrigado pelas respostas, atenção, não vou conseguir colocar a topologia toda da rede pois é uma bagunça ta mais ou menos assim:

Todos os 3 links são conectados no servidor linux que roda o squid, e uma outra interface do servidor linux ligando em um switch1 que desse vai pro Switch2 e desse e distribuido mais cabos ligando em outros 5 switchs e desses 5 switch é distribuido aos pcs, do switch 2 pra baixo é tudo cascateio.

bruno sobreira
Associate
bruno sobreira

Número de Mensagens : 54
Pontos : 58

MensagemAssunto: Re: Roteadores Cisco - Solução   Roteadores Cisco - Solução Icon_minitimeDom Jan 30, 2011 10:16 pm

a proposta do andreirapuru esta otimo porem eu feria de seguinte maneira.

1 nao tiraria o squid com ele vc tera um execelente ferramente de filtro a acesso a site sem sobrecarregar o router e claro o propior squid lhe da relatorios e logs dos eventos tanto de acesso com de bloqueios, sem fala q é gratuito.

2 como a rede é pequena não user o rip e se configure suas rotas estaticamente sera melhor para o seu router

3 como o andreirapuru disse vc poderia exemplificar melhor

[]s
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Roteadores Cisco - Solução   Roteadores Cisco - Solução Icon_minitime

Roteadores Cisco - Solução
Ir para o topo 
Página 1 de 1