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 Call manager

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leobh



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MensagemAssunto: Call manager   Ter Dez 15, 2009 7:29 am

Bom dia,

Gostaria de saber se alguem possui algum material em portugues sobre administração e configuração de call manager (Voip Cisco).

Obrigado,
Leandro
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gera



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MensagemAssunto: também preciso   Seg Jul 02, 2012 11:08 am

Eu também gostaria de um tutorial explicativo do call manager mcs 7800
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cabello60



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MensagemAssunto: Alterar configurações Cisco Call Manager   Ter Jul 10, 2012 4:52 pm

Srs.
Tenho que realizar algumas alterações na configuração das ligações de um Cisco 3845. Hoje as linhas os telefones Cisco IP estão funcionando normalmente, porém, o cliente gostaria de realizar algumas configurações. Pergunto, posso simplesmente instalar o Cisco Call Manager em um notebook para fazer essas configurações via Web? Qual versão devo utilizar? Pela CLI do Cisco consigo verificar se o Call Manager está instalado e qual versão?

Obrigado.
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gera



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MensagemAssunto: Re: Call manager   Ter Jul 10, 2012 5:46 pm

Boa tarde!

Seguinte tu vai conseguir acessar remoto call manager ,somente se fechar uma vpn . para acessar o call manager ,a versão que utilizo é call 6.1.3
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cabello60



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MensagemAssunto: Re: Call manager   Ter Jul 10, 2012 9:04 pm

gera escreveu:
Boa tarde!

Seguinte tu vai conseguir acessar remoto call manager ,somente se fechar uma vpn . para acessar o call manager ,a versão que utilizo é call 6.1.3

Gera, obrigado pelas informações.
Hoje estou na mesma Lan, logo imagino que não irei precisar de uma VPN, correto?
Como faço para obter a "call 6.1.3"?


Obrigado.
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gera



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MensagemAssunto: Re: Call manager   Qua Jul 11, 2012 8:26 am

Cabello ,sim se esta na mesma lan tudo certo .
Agora falando de ferramentas cisco é complicado conseguir baixar fora ,teria que procurar um representante da cisco ou no site, o ruim é os valores elevados,o nosso veio em um pacote junto com nosso appliance msc 7800 . Tenta ver no mercado se tem alguma ferramenta compativel com da cisco derrepente sai melhor relação custo e beneficio.

Abraço
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brangel
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MensagemAssunto: Re: Call manager   Qua Jul 11, 2012 3:39 pm

Boa Tarde Galera!!
@Leandro and Gera

Cisco CallManager é o software baseado em componente de processamento de chamadas e outros componente da solução de telefonia IP da Cisco.
O software estende os recursos de telefonia corporativa , como telefones IP, ATAs, gateways e aplicações multimídia, através aberto Cisco CallManager da interface de programação de aplicativo de telefonia (API).
Cisco CallManager normalmente é instalado no MCS (Media Convergence Servers), atualmente a Cisco está trabalhando na instalação desta solução em VMware.

A documentação em portugues desse tipo de solução nao é muito comum, tem um amigo que esta desenvolvendo um material em Portugues e está em fase de projeto.

http://guiatelefonia.blogspot.com.br/

Porem literatura em ingles é bem vasta:
http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cucm/docguide/6_1_4/dg614.html

Callmanager hoje chamado de CUCM tem sua versão para pequena/medias empresas chamado de Callmanager Express (CUCME) que roda sobre Cisco IOS instalado em nas linhas de Roteadores da Cisco ISR.

@Cabello

O seu caso parece que vc precisa realizar mudanças em um CUCME que está rodando neste 3845.
Vc tem a opção de administração pela CLI (avançado) e pela GUI(web bem limitado).
A dministração via Web não exige nenhum componente instalado no seu Note, caso seu Callmanager Express tenha a feature de GUI instalada vc precisa apenas digitar o endereço Ip do seu Router e acessar ele usando seu navegador padrão.
Minha sugestão é acessar seu Roteador e configurar ele via CLI (Telnet/SSH/Console), caso tenha alguma duvida é so chamar que tentamos ajudar.

Bom é isso espero ter sido claro e ajudado em alguma coisa!!!
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cabello60



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MensagemAssunto: Re: Call manager   Qui Jul 12, 2012 9:18 am

Brangel,

Muito obrigado pelas informações. Meu cenário é o seguinte, esse Cisco 3845 já segura diversos IP phones Cisco, imagino que tenha o CUCM ou CUCME rodando nele. Hoje essa empresa precisa configurar serviços como desvio de chamadas, chamada a três, transferências, além de novos IP phones.

Gostaria de saber se caso a interface web não esteja habilitada como eu faço para habilitar, e se os comandos via CLI para fazer isso que citei são muito complexos, e por último se eu consigo encontrar uma documentação mais especifica pra isso?


Muito obrigado.


brangel escreveu:
Boa Tarde Galera!!
@Leandro and Gera

Cisco CallManager é o software baseado em componente de processamento de chamadas e outros componente da solução de telefonia IP da Cisco.
O software estende os recursos de telefonia corporativa , como telefones IP, ATAs, gateways e aplicações multimídia, através aberto Cisco CallManager da interface de programação de aplicativo de telefonia (API).
Cisco CallManager normalmente é instalado no MCS (Media Convergence Servers), atualmente a Cisco está trabalhando na instalação desta solução em VMware.

A documentação em portugues desse tipo de solução nao é muito comum, tem um amigo que esta desenvolvendo um material em Portugues e está em fase de projeto.

http://guiatelefonia.blogspot.com.br/

Porem literatura em ingles é bem vasta:
http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cucm/docguide/6_1_4/dg614.html

Callmanager hoje chamado de CUCM tem sua versão para pequena/medias empresas chamado de Callmanager Express (CUCME) que roda sobre Cisco IOS instalado em nas linhas de Roteadores da Cisco ISR.

@Cabello

O seu caso parece que vc precisa realizar mudanças em um CUCME que está rodando neste 3845.
Vc tem a opção de administração pela CLI (avançado) e pela GUI(web bem limitado).
A dministração via Web não exige nenhum componente instalado no seu Note, caso seu Callmanager Express tenha a feature de GUI instalada vc precisa apenas digitar o endereço Ip do seu Router e acessar ele usando seu navegador padrão.
Minha sugestão é acessar seu Roteador e configurar ele via CLI (Telnet/SSH/Console), caso tenha alguma duvida é so chamar que tentamos ajudar.

Bom é isso espero ter sido claro e ajudado em alguma coisa!!!
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brangel
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MensagemAssunto: Re: Call manager   Sex Jul 13, 2012 2:29 am

Cabello vamos lá:
Vc está usando um CUCME (Callmanager Express)
Aqui um documento de como utilizar a interface grafica:
http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cucme/gui/user/guide/cmegui_user.pdf


Verifique se vc consegue acessar seu CME através do seu Web Browser (IE,Firefoz,etc):

http://router_ipaddress/ccme.html

Irá pedir seu usuario e senha, Veja se vc consegue acessar seu Callmanager apartir dai vc conseguirá realizar suas mudanças.

Caso não funcione é provavel que não está habilitado para administração via GUI.

Para habilitar vc pode usar o seguinte documento e habilitar:
http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cucme/admin/configuration/guide/cmegui.html


Essas configurações que vc precisa via CLI é pode ser realizada, vc pode encontrar referencia dos comandos nesse documento:
http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cucme/admin/configuration/guide/cmeadm.html


Tenta fazer ai e diga se funcionou
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MensagemAssunto: Re: Call manager   Sex Jul 13, 2012 8:26 am


Muito obrigado Brangel! Foi praticamente um curso CCVP Express Smile
Já dei uma olhada na documentação (bem direta e objetiva por sinal), farei essas configurações amanhã e te falo.

Obrigado novamente.


brangel escreveu:
Cabello vamos lá:
Vc está usando um CUCME (Callmanager Express)
Aqui um documento de como utilizar a interface grafica:
http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cucme/gui/user/guide/cmegui_user.pdf


Verifique se vc consegue acessar seu CME através do seu Web Browser (IE,Firefoz,etc):

http://router_ipaddress/ccme.html

Irá pedir seu usuario e senha, Veja se vc consegue acessar seu Callmanager apartir dai vc conseguirá realizar suas mudanças.

Caso não funcione é provavel que não está habilitado para administração via GUI.

Para habilitar vc pode usar o seguinte documento e habilitar:
http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cucme/admin/configuration/guide/cmegui.html


Essas configurações que vc precisa via CLI é pode ser realizada, vc pode encontrar referencia dos comandos nesse documento:
http://www.cisco.com/en/US/docs/voice_ip_comm/cucme/admin/configuration/guide/cmeadm.html


Tenta fazer ai e diga se funcionou
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MensagemAssunto: Re: Call manager   Sex Jul 13, 2012 8:46 pm

Brangel

Muito obrigado pelos esclarecimentos, acabou me tirando algumas duvidas também.
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cabello60



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MensagemAssunto: Re: Call manager   Dom Jul 15, 2012 10:06 pm


Resolvido Brangel!

Graças ao CUCM configurei o auto-atendimento com funções de Business Hours e After Hours, alias configurei todo o esquema de horário do Business Hours conforme o expediente do cliente. Também configurei Speed Dial, transbordo de chamadas entre outros.
Talvez dentro de pouco tempo eu precise configurar novos phones Cisco, mas agora estou mais tranquilo.

Obrigado e abraços.
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MensagemAssunto: Re: Call manager   Hoje à(s) 7:31 am

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